O que é Pilates Funcional?

Já ouviu falar em Pilates Funcional? Conheça mais essa atividade física incrível derivada do Pilates tradicional que vai fazer você se apaixonar!

Saiba o que é Pilates Funcional e como são as aulas e exercícios que já estão nas melhores academias do país!

O que é Pilates

Para saber o que é Pilates Funcional, conheça antes o que é Pilates e como funcionam as aulas.

O Pilates é uma atividade física que reúne mais de 500 exercícios, alguns solos e outros feitos em equipamentos. O Pilates foi desenvolvido pelo alemão Joseph Pilates no início do século passado e atualmente se popularizou no mundo todo.

As aulas de Pilates são calcadas sobre seis princípios que regem todos os exercícios e atividades físicas decorrentes dela. São os seguintes os princípios:

  • Concentração

Essa é também uma das principais vantagens do Pilates. Se você deseja saber o que é Pilates funcional, conheça como funciona a concentração nas aulas de Pilates.

A concentração, além de ser um princípio de toda prática de Pilates, ainda é um dos objetivos de quem pratica. Ela é importante porque o Pilates integra corpo e mente a partir da concentração, foco e exercícios de respiração.

O controle visual necessário para a prática do Pilates e a atenção entre um exercício e outro são fundamentais para desenvolver a concentração, por isso o praticante é sempre orientado a trabalhar a memória, inteligência, alívio de sintomas de stress e ansiedade, assim como criatividade e intuição.

  • Centralização

Esse princípio tem a ver com o centro de força do corpo e está relacionado à coluna vertebral. Todos os exercícios visam se concentrar sobre esse centro e estabelecer uma melhora significativa da coluna, o que é relatado pela maioria dos praticantes de Pilates.

  • Precisão

A precisão é a reunião do trabalho a partir de tensões musculares que são importantes para a execução de todos os exercícios do Pilates.

  • Respiração

A respiração é um dos pilares principais do Pilates. Nada funciona nas aulas se o praticante não aprender a respirar. Em geral ela é orientada a ser feita naturalmente através da inspiração pelo nariz e expiração forçada e mais rápida pela boca.

Dessa forma, a naturalidade, coordenação e sentimento de cada fase do processo de respiração auxiliam muito em encontrar o foco e a concentração. Além disso, a respiração correta é o que proporciona ao praticante o condicionamento físico adequado e o trabalho dos músculos do abdômen.

  • Controle

O controle é trabalhado especialmente a partir da posição do corpo durante as aulas. É também a forma de trabalhar contração e descontração.

  • Fluidez

A fluidez é a leveza que deve existir entre a troca de exercícios e durante os movimentos. Esse ponto se parece um pouco com os movimentos propostos na yoga e com a busca da mentalização para integrar corpo e mente.

O que é Pilates Funcional

Agora que você já sabe mais sobre os princípios do Pilates, veja o que é Pilates Funcional.

A principal diferença entre o Pilates comum e o Pilates funcional é a velocidade com que as atividades físicas são realizadas. Com o objetivo de otimizar o trabalho com os músculos, no Pilates Funcional a força é intensificada.

Essa variação de Pilates surge no Brasil apenas nos anos 90, sendo muito nova e ainda pouco trabalhada, mas já ganha atenção das academias do Brasil por reunir tudo que existe no Pilates com um ótimo treino funcional.

O treinamento de Pilates funcional envolve velocidade, agilidade, resistência, flexibilidade e potência.

Como agora você já viu o que é Pilates Funcional, procure uma das Academias Pratique Fitness e faça sua matrícula! Exercite-se com o melhor do Pilates funcional!


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here