O que é Pilates Solo?

Quem já conhece o Pilates certamente já viu que as atividades desse tipo de exercício físico se dividem entre solo e equipamentos.

Atualmente, existem inúmeras variações do Pilates, inclusive aulas que são dedicadas exclusivamente à prática de atividades no solo. Veja o que é Pilates Solo!

O que é Pilates

Para saber mais sobre o que é, veja antes como são as aulas de Pilates!

Essa atividade física foi desenvolvida pelo alemão Joseph Pilates, que criou mais de 500 exercícios em equipamentos e no solo. O Pilates é construído sobre seis princípios básicos que regem sua prática e é chamado também de método Pilates!

Os princípios sobre os quais se desenvolvem as aulas de Pilates são:

  • centro de força
  • equilíbrio
  • respiração
  • precisão
  • controle
  • fluidez

As aulas todas são calcadas nesses princípios e é por isso que o Pilates visa reunir mente e corpo através da concentração e da respiração. Um dos principais propósitos do Pilates é trabalhar a coluna vertebral, por isso há uma melhora visível rapidamente na postura de quem pratica essa atividade física.

Como são as aulas de Pilates

Para saber o que é Pilates solo, veja como são as aulas de Pilates!

As aulas de Pilates, como são calcadas nos princípios que mostramos, em geral costumam ter entre 45 a 60 minutos. Em suas aulas também são trabalhados exercícios de equilíbrio, força muscular, foco e concentração!

Em geral, as aulas costumam ser oferecidas em pequenos grupos. Isso ocorre porque a maioria dos exercícios exige orientação, sobretudo no início. Mas também é possível realizar atividades físicas do Pilates de forma individual, sobretudo nos casos de reabilitação física.

A reabilitação física é uma das indicações do Pilates. Isso porque ele praticamente não apresenta restrições e pode ser realizado por quase todas as pessoas, a não ser por quem possui condições crônicas e graves de saúde que impeçam qualquer atividade física.

Do contrário, a prática de Pilates é altamente indicada para pessoas de qualquer idade que podem obter inúmeros benefícios a partir de sua prática.

O que é Pilates Solo

Acredita-se que o Pilates solo tenha sido desenvolvido nas prisões da Inglaterra durante a primeira guerra, já que seu criador ficou preso por ser alemão.

Assim, as atividades foram criadas sobre colchonetes ou mesmo no chão e são uma otimização e adaptação do que Joseph Pilates tinha pensado para os aparelhos de Pilates.

As aulas de Pilates solo reúnem os mesmos princípios e ideais que o Pilates comum. Inclusive nas aulas de Pilates, grande parte é realizada no solo, ainda que com a ajuda de acessórios e alguns equipamentos.

Essa modalidade do Pilates também é chamada de Mat Pilates e ganha cada vez mais praticantes pela facilidade com que os exercícios físicos são feitos e realizados.

Benefícios do Pilates Solo

Os benefícios são os mesmos do que do Pilates tradicional e podemos citar principalmente:

  • aumento da força física
  • condicionamento físico
  • tonificação dos músculos
  • alívio dos sintomas de stress
  • fortalecimento do corpo em geral
  • melhora da postura

Quando realizado no solo, o Pilates consegue manter sua característica de baixo impacto, que o indica para melhora postural e praticamente anula a possibilidade de lesões, desde que seja feito sob rigorosa orientação.

Assim, se você agora já sabe o que é Pilates solo e deseja se matricular na melhor academia da região de Belo Horizonte, procure hoje mesmo a Pratique Fitness.


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here