Você sabe o que é reducetarismo e como isso pode influenciar na sua vida?

Pode ser que o termo seja estranho para você, mas nada mais significa do que seguir uma dieta sem radicalismos, como é comum vermos por aí nos dias atuais. Quem segue esse tipo de dieta é chamado de reducetariano e segue alguns requisitos desse programa alimentar.

Ficou interessado em saber mais sobre o assunto? Então veja tudo a partir de agora!

Afinal, o que de fato é reducetarismo?

Criado por Brian Keteman, um norte-americano, a proposta do conceito é reduzir o consumo de carnes, ovos e frutos do mar. Por outro lado, as pessoas que adotam esse programa alimentar buscam incluir em sua dieta alimentos mais saudáveis e sustentáveis, porém sem radicalismos.

Por que ser um reducetariano?

o que é reducetarismo

Não se trata apenas de consumir alimentos mais saudáveis, mas sim, ter consciência de que a sua alimentação contribui de maneira positiva ou negativa para o mundo. Por exemplo, você sabia que o consumo elevado de carne vermelha influencia no desmatamento?

Isso acontece porque a pecuária utiliza para a criação de gado de corte áreas verdes, que se transformam em pastos, além de que com isso, aumenta-se o consumo de água.

Estima-se que se os recursos utilizados para a manutenção de animais para suprir o consumo humano fossem utilizados para alimentar a humanidade, cerca de 70% do problema com a fome mundial seria resolvido.

São números expressivos, não é mesmo?

É importante destacar, contudo, que não é preciso parar de comer carne para ser um reducetariano. Claro que o vegetarianismo é realmente uma tendência e pode ajudar a melhorar a sua saúde, porém a intenção aqui não é essa.

A verdade é que se você quer fazer parte do que é reducetarismo, basta que elimine a alimentação com carne apenas em alguns dias da semana.

Imagine, por exemplo, se a população mundial resolvesse deixar de comer carne, pelo menos, dois dias da semana, o quanto de impacto positivo o mundo não teria? Pois essa é a ideia aqui.

Veja como é um cardápio de um reducetariano

o que é reducetarismo

A ideia não é impor uma alimentação para você, mas sim, trazer novas perspectivas de como se alimentar. Assim, você deverá reduzir o consumo de carne, evitando comê-la em um ou dois dias da semana e colocando no lugar mais vegetais e frutas, que também contêm proteínas.

Dessa forma, além de contribuir com o mundo, você também sentirá os efeitos positivos do aumento do consumo de vegetais e frutas na sua alimentação.

Nos outros dias em que você consumir carne, tente fazer isso de uma forma consciente, prezando sempre por cortes magros e por uma quantidade mínima. Além do mundo, o seu corpo também irá agradecer.

E para manter a sua saúde, não se esqueça de fazer exercícios. Para isso, conte com o time da Pratique.

Até a próxima!


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here