O que o Pilates faz com o corpo?

Se você já passou em frente a uma aula de Pilates notou as grandes bolas e elásticos utilizados que às vezes mais se parecem com um consultório de fisioterapia, não é mesmo?

Mas na verdade, o Pilates é uma atividade física que garante uma série de benefícios incríveis ao corpo. Saiba mais sobre o que o Pilates faz com o corpo!

O que é Pilates

O Pilates é uma aula composta de um conjunto de exercícios que inicialmente foram propostos por um alemão chamado Joseph Pilates, por isso recebe esse nome, em homenagem ao seu criador.

O Pilates possui exercícios que são realizados no solo, mas também uma variedade que necessita de aparelhos feitos exclusivamente para a aula de Pilates.

Os objetivos desse conjunto de exercícios é oferecer controle e conexão do corpo e da mente, promover qualidade de vida e reverter alguns tipos de problemas de saúde.

Estima-se que no Brasil já existam mais de 35 mil estúdios de Pilates e essa atividade está em plena expansão! Tanto os profissionais da área da Educação Física quanto os da Fisioterapia podem trabalhar dando aulas de Pilates.

Como são as aulas de Pilates

As atividades propostas para as aulas de Pilates possuem baixo impacto, portanto quase não há risco de lesões quando há orientação adequada para quem está realizando os exercícios.

O método tanto pode garantir condicionamento físico, mas também trabalhar para processos de recuperação, como reabilitação muscular de pessoas que estavam acamadas ou que passaram por acidentes ou cirurgias.

Uma das maiores vantagens do Pilates é seu amplo acesso e possibilidade de diversidade de quem faz as aulas. Como não há impacto nem tantas restrições sobre quem pode fazer Pilates, não existe restrição etária.

É bastante comum ver desde adolescentes até pessoas bem mais velhas participando das aulas e a maioria delas se encanta pelo Pilates logo de cara!

Pilates é diferente de musculação?

Muitas pessoas acreditam que os resultados da musculação são iguais aos do Pilates, mas há diferenças significativas entre as duas atividades físicas.

A principal diferença entre as duas atividades é que na musculação, o aumento de massa corporal é mais intenso e os grupos musculares são trabalhados basicamente a partir de exercícios com peso.

A musculação também possui alguns exercícios que não têm baixo impacto, diferente do Pilates, que é completamente pensado a partir de exercícios dessa modalidade.

Em comum, as duas atividades oferecem possibilidade de emagrecimento e treinamento dos músculos, além de aumentar a flexibilidade dos movimentos e a concentração.

Benefícios do Pilates

O Pilates apresenta inúmeros benefício, para saber mais sobre o que o Pilates faz com o corpo, veja as informações:

  • aumentam a elasticidade
  • oferecem força e equilíbrio
  • fortalece músculos da pelve
  • melhora respiração
  • melhora a postura
  • pode ser usado como complemento de outras atividades físicas
  • define o corpo
  • garante firmeza aos músculos


O que o Pilates faz com o corpo

Para saber o que o Pilates faz com o corpo é importante saber que esse conjunto de exercícios trabalha principalmente com contração e força, portanto, os músculos do corpo ficam torneados em bem menos tempo do que na musculação, embora não ganhem tanto volume.

O processo de atuação dos exercícios de Pilates sobre o corpo, no entanto, são também de rompimento e regeneração das fibras, por isso, inicialmente os praticantes de Pilates podem sentir algumas dores.

Agora que você já sabe o que o Pilates faz com o corpo, procure hoje mesmo uma das unidades da Pratique Fitness e faça sua matrícula. Ganhe resistência e força muscular hoje mesmo!


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here