Origem da zumba fitness

Todos nós sabemos que a zumba é uma modalidade de aula de dança, atualmente pode-se dizer que é a aula mais procurada dentro das academias, mas muitas pessoas não sabem qual a origem da zumba fitness.

Todos sabem que as músicas que são utilizadas durante as aulas, na maioria das vezes são latinas, no entanto a origem da zumba fitness nem todo mundo sabe qual é.
Por isso fizemos esse texto para que você saiba onde surgiu essa aula de dança incrível que vem conquistando o mundo nas academias.

O que é zumba?

Zumba é uma modalidade de aula de dança, que envolve movimentos de ginástica aeróbica, com movimentos de dança, formando coreografias que são embaladas por músicas latinas.

Quando falamos que são músicas latinas, existem vários ritmos que podem ser aplicados na execução das aulas, e não necessariamente sempre o mesmo ritmo, eles são:

  • Merengue
  • Salsa
  • Cumbia
  • Mambo
  • Samba
  • Reggaeton

Atualmente, além de ritmos latinos, a zumba pode ser feita sobre ritmos como hip hop e o pop, tornando-a cada vez mais popular para todos, já que o pop é quase um estilo de música universal.

Esse novo estilo de atividade dançante, trabalha para exercitar de forma direta os músculos dos glúteos, quadris e coxas, colaborando para queimar de 500 a 1000 calorias por hora aula.

Benefícios da zumba para a sua vida

Todos os exercícios físicos nos oferecem inúmeros benefícios e vantagens, a prática de zumba não seria diferente. Esse estilo de aula dançante pode beneficiar bastante sua saúde. Confira agora alguns deles:

  • Aumento da sua flexibilidade
  • Melhora o seu equilíbrio corporal
  • Melhora a sua coordenação
  • Reduz significativamente o estresse
  • Fortalece o músculo do seu coração
  • Combate a retenção de líquidos
  • Acelera o seu metabolismo
  • Ajuda o emagrecimento

A zumba é uma atividade completa e trabalha o corpo inteiro, estimulando músculos do abdômen, costas, braços, glúteos e pernas, ou seja, trabalha praticamente todo os seus músculos.

Qual é a origem da zumba?

Vamos ver agora qual é a origem da zumba fitness, a aula de dança mais famosa atualmente, foi criada entorno de 1990, na Colômbia, pelo treinador de ginástica aeróbica Alberto Perez, que ficou conhecido como Beto.

A zumba surgiu, podemos dizer que por acidente, Beto dava aula de música fitness regular, e em um determinado dia acabou esquecendo de levar os materiais que seriam utilizados, e teve que improvisar.

Para improvisar, Beto teve que utilizar apenas o que estava no seu carro, ou seja, a fita de merengue e a de salsa. Sendo assim ele percebeu que os dois estilos que acabara de usar em suas aulas tinham muita eficiência e eficácia.

Essa aula improvisada, se tornou um verdadeiro sucesso e os alunos toparam o novo estilo de aula. Logo, passou a utilizar esse novo método de aula mais frequentemente, e novas turmas foram aderindo às aulas.

Posteriormente, o colombiano Beto decidiu aprimorar os treinos e lançou a nova modalidade de aula de dança que ficou mundialmente conhecido com zumba. No final da década de 90, no ano de 1999 a zumba foi levada para os Estados Unidos, onde foi bem recebida.

Lá nos EUA, Alberto Perlman e o Alberto Aghion, dois empresários de grande visão, perceberam o grande potencial que essa atividade física teria para conquistar as academias, e ajudaram Beto a tornar a zumba conhecida em mais de 150 países como uma excelente atividade aeróbica.

Onde devo começar as aulas de zumba?

Agora que você sabe a origem da zumba fitness e se interessa por essa atividade, não perca tempo e corra para a Pratique Fitness.


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here