Com a chegada da fase idosa, precisamos de cautela aos alimentos que todo idoso precisa consumir habitualmente. Com isso, não queremos dizer, que o idoso não deve se abster de tudo, pelo contrário. A terceira idade é a fase em que o corpo começa a sentir-se esgotado, interno e externamente.

 Ou seja, aos poucos, surgem sintomas de dores. O corpo está envelhecendo, como desgastou muito em sua juventude, agora vem os danos, mas temos tudo para viver bem.

Além de buscar alternativas para uma vida mais longa com a saúde em dia, junto com alimentos que todo idoso precisa consumir habitualmente. Enquanto isso, só desfrutar da vida normalmente.

Os alimentos essenciais para todo idoso precisa consumir habitualmente

Aqui vale ressaltar que não é nada de diferente de um jovem adulto que quando está em uma fase de crescimento. Claro que, com o acompanhamento médico e nutrólogo, além das informações e quantidades serão descritas de formas corretas. 

Na verdade, são cinco categorias de alimentos que são necessárias nessa fase da vida:

  • Carnes magras;
  • Leites e derivados;
  • As leguminosas;
  • Hortaliças;
  • Frutas.

E nessa fase também, os idosos se desidratam muito e devem consumir muito:

  • Líquido (principalmente água).

Conhecendo o porquê dos alimentos imprescindíveis para os idosos

Alimentos que todo idoso precisa consumir habitualmente

A carne vermelha, o ideal, é que seja bem magra, pois é  rica em gorduras, porém necessitamos de sua proteína. Mesmo as outras opções de carnes são bem-vindas, claro que, feitas de maneira assada ou cozida.

Como sabemos, frituras são prejudiciais a qualquer idade.

O leite e seus derivados, também muito ricos em proteína e cálcio; no caso, de pessoas com intolerância à lactose, existem produtos que substituem.

Estes alimentos fortalecem os ossos dos seres humanos, principalmente os idosos, que na idade avançada, costumam ter problemas com dores ou descalcificação dos ossos.

As leguminosas e as hortaliças também são bem vindas em qualquer situação da vida. Claro que, se existe algum item que te traz algum problema, não coma.

Mas do contrário, tudo feito em casa, fresco, sem excesso de óleo ou sal dos temperos, é uma ótima opção para os idosos.

Principalmente as hortaliças, durante o verão  elas  refrescam a refeição e desincham o corpo devido a retenção de líquido.

As frutas devem ser consumidas sem excesso, por causa do açúcar, muitos idosos têm diabetes. Experimente comer porções após o café da manhã e durante a tarde.

São horários que as frutas absorvem bem ao organismo.

E não se esqueça de escolher  sempre as frutas da estação, pois costumam sempre ter um sabor mais agradável .

Se você gosta dos artigos da academia Pratique, então fique conosco. Venha fazer parte do nosso time para te ajudarmos a estar sempre em  forma.

Conheça todas as parcerias que a Pratique têm e também todas as unidades em BH e veja qual é a mais próxima de você e chegue conosco.

 


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here