Os benefícios da ginastica formativa

Quer saber quais os benefícios da ginástica formativa, para quem ela é indicada? Acompanhe nosso post que vamos explicar mais detalhes sobre o assunto.

O movimento corporal está presente em nossas vidas desde o início da nossa existência, principalmente na infância onde o corpo tem maior energia para correr e brincar.

Hoje em dia com a era tecnológica são desenvolvidos entretenimentos eletrônicos bem atrativos para crianças como vídeo-games, jogos para celulares, vídeos e desenhos que são acompanhados na TV, smartphones e tablets.

Com isso as crianças quase não brincam mais, ficam mais paradas, sentadas ou deitadas se entretendo com diversões eletrônicas. Ou quando vão brincar, fazem em lugares com espaços mais restritos sem explorar direito o ambiente que está a sua volta.

Isso ajuda a dificultar as capacidades motoras influenciando até nas capacidades cognitivas, o desenvolvimento não ocorre mais como deveria. Por isso tanto os pais como os professores em escolas devem procurar formas atrativas de estimular as crianças a serem mais ativas.

Estimular a atividade física desde a infância é fundamental para o bom desenvolvimento do corpo e das funções motoras, e isso vai influenciar na vida de adulto também.

Já que uma criança que é ativa e pratica exercícios tende a levar esse hábito para a vida adulta, evitando o sedentarismo e todos os males que são decorrentes como a obesidade, a pressão alta, o diabetes, o colesterol e outros.

Mas afinal o que é e quais são os benefícios da ginástica formativa?

O que é, e quais os benefícios da ginástica formativa?

A ginástica formativa é aquela que vai auxiliar o desenvolvimento corporal, através de movimentos que tem propósito de desenvolver a elasticidade, a velocidade, a força, a resistência e a coordenação.

Tem como objetivo aprimorar as qualidades físicas desde a infância visando principalmente o desenvolvimento das capacidades motoras.

É uma modalidade que envolve a realização de exercícios como: correr, saltar, rolar, lutar entre outros movimentos.

Ela já está presente naturalmente na vida das crianças em algumas brincadeiras, mas como dissemos antes com essa era tecnológica as crianças estão preferindo os jogos de vídeo game a brincar de pega-pega por exemplo, na verdade algumas crianças nem conhecem mais essas brincadeiras antigas.

A ginástica formativa é muito aplicada em escolas como estratégia para melhorar o desenvolvimento psicomotor, também em aspectos sociais, cognitivos ou até mesmo afetivos.

Em geral os benefícios da ginástica formativa envolvem o desenvolvimento de algumas habilidades que vão aprimorar as capacidades:

  • Força

É uma habilidade em que os grupos musculares vencem um tipo de resistência como empurrar, elevar ou produzir tensão.

  • Velocidade

É uma habilidade que envolve o trabalho dos músculos e da coordenação motora e neuromuscular que vão permitir a agilidade e a rapidez dos movimentos. A velocidade também é um fator que determina o grau de dificuldade de um exercício ou movimento.

  • Resistência

A resistência é uma qualidade que permite manter por determinado tempo esforços com intensidades variadas.

  • Flexibilidade

A flexibilidade é uma característica fundamental para movimentarmos com maior amplitude, ela é responsável pela execução de um movimento por um conjunto de articulações. Quando bem desenvolvida o indivíduo tem menores chances de sofrer alguma lesão muscular.

A flexibilidade envolve a mobilidade das articulações e a elasticidade muscular.

  • Agilidade

É a capacidade para provocar movimentos com o corpo o mais rápido possível, significa executar movimentos da melhor forma possível com rapidez. As vezes o indivíduo tem velocidade mas não tem agilidade suficiente para executar exercícios de maneira correta.

As modalidades mais comuns de ginástica formativa

As modalidades mais comuns são as ginásticas rítmicas, ginásticas aeróbicas, ginástica aeróbica esportiva e ginástica acrobata.

Conheça a melhor e maior academia de Belo Horizonte e região, a Pratique Fitness, uma academia que oferece diversas modalidades de ginásticas e professores capacitados a dar o suporte para realizar os exercícios.

Os benefícios da ginástica formativa são muitos e essenciais para o bom desenvolvimento do corpo, bem como suas funções motoras e capacidades cognitivas.


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here