Panturrilha: Exercícios De Fortalecimento

A panturrilha é uma das partes do corpo que são essenciais para a mobilidade dos atletas e praticantes de atividades físicas. Isso porque quando o pé toca o chão, a estabilidade vai se basear em uma base forte e ágil, mas infelizmente, a panturrilha é uma das mais negligenciadas pelos praticantes de atividades físicas em geral. Então, hoje você vai aprender alguns exercícios de fortalecimento para essa região.

Uma panturrilha que não está preparada para lidar com altos impactos, pode ter como consequência a sobrecarga nos joelhos e na coluna, o que causa diversos problemas para a sua saúde!

Por isso mesmo, chega de negligenciá-la e venha com a gente aprender alguns exercícios de fortalecimento desenvolvidos por nossos profissionais, para que você fortaleça essa região e conquiste resultados mais eficazes e seguros em sua rotina de exercícios diários!

4 exercícios de fortalecimento para a panturrilha!

Como você pôde ver, a panturrilha é uma das partes do corpo essenciais para o bom funcionamento de todo o resto, principalmente nas atividades físicas, afinal, é ela quem vai absorver os impactos. E para que ela esteja preparada para isso, é preciso investir em exercícios de fortalecimento!

Por isso mesmo, esses 4 exercícios de fortalecimento para a panturrilha são simples, podem ser praticados em casa e serão essenciais para sua melhor performance, confira!

  • Elevação

Esse exercício é bem simples, e perfeito para criar força concêntrica na região da panturrilha. Com os pés descalços, fique na ponta dos pés em um degrau elevado, como o de uma escada ou caixote. Eleve e abaixe as pernas por até cinco vezes, com repetições de sua preferência. É importante descansar pelo menos um minuto entre uma série e outra. Esse tipo de exercício não vai definir o músculo da panturrilha, mas sim aumentar a sua força.

  • Pular corda

Outro exercício muito eficaz e que pode ser praticado com facilidade em casa, é pular corda! Com esse exercício, a sua panturrilha contrai para absorver o impacto, o que aumenta a sua resistência muscular e define essa região. Você pode pular conforme a sua força geral, que varia de pessoa para pessoa.

  • Torção do tronco

Para treinar sua estabilidade funcional do pé e tornozelo, esse exercício é perfeito! Para executar, fique em pé e com os pés unidos, segurando um peso de um a dois quilos. Dê um passo para a frente, estendendo também seus braços e lentamente abaixando para uma investida. Gire seu tronco para os dois lados, lentamente, mantendo sempre as pernas alinhadas.

  • Recuperação

Depois de finalizar esses exercícios, é ideal liberar a tensão muscular para reduzir a inflamação e dor na região. Para isso, use uma bola de lacrosse para as solas do pé. Se concentre na região do aquiles, e evite rolar sobre a saliência óssea. Faça isso por alguns minutos com ambos os pés.

Não esqueça de se alongar!

Você já conhece os melhores exercícios de fortalecimento para a região da panturrilha, e para resultados ainda mais eficazes e seguros, é muito importante que você faça um alongamento antes e após os exercícios. Assim, os resultados são ampliados e você não vai sofrer com as dores localizadas que são muito comuns no dia seguinte.

Treine com a prática!

E para que os exercícios de fortalecimento sejam feitos de forma adequada, a escolha mais inteligente é ir para uma academia que possa te dar todo o suporte necessário! Por isso mesmo, não deixe de procurar a unidade da pratique fitness mais próxima de você, e ter ainda melhores resultados!


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