Para que serve a aula de Pilates?

As aulas de Pilates são indicadas para todas as pessoas que buscam condicionamento físico e integração do corpo e da mente.

O método, desenvolvido por Joseph Pilates no início do século passado, ganhou inúmeros adeptos e já inclusive conta com muitas variações, como o Cross Pilates, Mat Pilates e Pilates funcional. Saiba para que serve a aula de Pilates.

O que é a aula de Pilates?

A aula de Pilates é uma reunião de exercícios, estima-se que existam mais de 500, que foram criados e desenvolvidos pelo alemão Joseph Pilates em diversas situações inusitadas.

Primeiramente, acredita-se que Pilates tenha iniciado a desenvolver seu método nas cadeias inglesas, quando esteve detido durante a Primeira Guerra Mundial. Por isso seu método se desenvolveu, nessa época, basicamente com atividades de solo.

Posteriormente Pilates criou diversos equipamentos e acessórios para auxiliar no desenvolvimento desse método e, bastante tempo depois, também adaptou seus aparelhos para atenderem às macas e cadeiras de roda, no tempo em que foi enfermeiro da guerra.

Além de inusitada, a história da criação do Pilates remete sempre às histórias de superação, exatamente por isso ele é considerado até os dias de hoje uma atividade física importante para a reabilitação física e é utilizado, inclusive, por ortopedistas e fisioterapeutas.

Como são as aulas de Pilates

As aulas de Pilates se modificaram bastante de lá para cá, mas ainda mantém seus princípios básicos. Conhecer esses princípios é fundamental para saber para que serve a aula de Pilates e ficar por dentro de uma das atividades físicas mais completas que podem ser oferecidas em academias atualmente!

O Pilates é geralmente oferecido em aulas formadas por pequenos grupos, mas em casos de reabilitação pode ser realizada de forma individual. Isso ocorre porque é necessária uma maior supervisão e orientação dos educadores físicos.

Em geral, os grupos pequenos costumam atender bem às demandas dos praticantes. O mais importante da orientação é trabalhar os exercícios corretamente a partir de postura corporal também adequada para que não haja lesões.

No entanto, o risco de lesões em atividades do Pilates é quase neutra, já que ele possui baixíssimo impacto e não é composto por atividades bruscas ou muito rápidas, inclusive, a fluidez é característica básica é um dos princípios do Pilates.

Para que serve a aula de Pilates

As aulas de Pilates servem para diversos fins. Entre os principais podemos citar:

  • melhora postural
  • trabalho com foco
  • concentração aumentada
  • integração entre corpo e mente
  • aumento de força muscular
  • tonificação dos músculos
  • definição do corpo
  • alívio do stress

Para saber para que servem as aulas de Pilates, é necessário compreender que os principais fundamentos dessa atividade visam a integração entre corpo e mente.

Considerando isso, mesmo assim ele é uma excelente fonte de atividades físicas e fortalecimento muscular e seus resultados já podem ser notados a partir de três meses de realização dos exercícios.

Onde fazer Pilates

Agora que você já sabe para que serve as aulas de Pilates, procure uma excelente Academia e matricule-se hoje mesmo.

O mais importante para participar das aulas é ser orientado por excelentes profissionais educadores físicos para que seu Pilates tenha ótimo aproveitamento!

Uma excelente ideia para quem é da região de Belo Horizonte, Contagem ou Santa Luzia é acessar o site da Academia Pratique Fitness e se matricular na melhor aula de Pilates do estado!

Não perca tempo, obtenha todos os benefícios que o Pilates pode te trazer orientado pelos melhores educadores físicos que você pode encontrar. Acesse também o site da Academia Pratique Fitness e conheça todas as atividades oferecidas!


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here