Para Que serve Pilates?

O pilates é uma atividade que conquistou e vem conquistando cada vez mais adeptos nas academias. Mas você sabe para que serve pilates?

Conhecer melhor sobre esse exercício é importante para saber em quais aspectos ele pode ajudar e beneficiar a saúde física e mental. Já adiantando, o pilates é considerado o um dos exercícios mais completos.

A seguir você poderá conhecer melhor sobre essa atividade física e como ela se tornou uma das mais praticadas em todo mundo. Confira.

Afinal, para que serve pilates?

O pilates é uma atividade física que reúne mais de 500 exercícios que tem como objetivo trazer mais equilíbrio e conexão entre o corpo e a mente. Diversos benefícios podem ser notados a partir da realização desses exercícios.

Para que serve pilates? Para fortalecer a musculatura do corpo, aumentar a mobilidade das articulações, expandir a consciência corporal, melhorar a postura e fazer com que os músculos fiquem mais saudáveis e tonificados.

Esses são exemplos das consequências da prática de pilates e para cada objetivo existem exercícios específicos que podem ser preferidos durante as aulas. O pilates ajuda no equilíbrio emocional, já que com aumento da consciência corporal, maior foco e atenção são requisitados durante as aulas.

A prática de exercício em geral libera hormônios do bem-estar como a serotonina e a dopamina, tendo consequências diretas com a sensação de bem-estar e a diminuição de sintomas como ansiedade, estresse e depressão.

O pilates pode ser praticado no solo ou em aparelhos criados especificamente para a prática. As aulas de pilates podem ser individuais ou realizadas em pequenos grupos.

Os benefícios do pilates operam em todo o corpo, de forma integrada e por esse motivo esse exercício é considerado tão completo e benéfico para todas as idades.

Como surgiu o pilates?

O pilates foi criado por um alemão chamado Joseph Pilates. Joseph em sua adolescência foi estudioso da anatomia humana, medicina chinesa e praticava diversos tipos de atividades físicas como a musculação, boxe e ginástica.

Tudo isso certamente tem influência em seu método, criado a partir de 1914. Foi durante a Primeira Guerra Mundial após ser preso por autoridades britânicas que Joseph começou a colocar todo o seu conhecimento a serviço de manter a boa saúde em condições precárias.

Ele incentivava outros presos a praticarem os exercícios e mesmo para aqueles que não podiam se levantar da cama, Joseph improvisou métodos para que os presos pudessem se exercitar.

Ele retirava molas das camas, hastes de marcas e transformava em equipamentos para a realização de exercícios. Assim estava nascendo os equipamentos utilizados hoje nas aulas de pilates como o reformer e o cadillac.

Após sair da prisão e retornar para Alemanha, Joseph passou seus conhecimentos à frente e foi na década de 60 que ele e a esposa criaram um estúdio de pilates em Nova Iorque. A partir daí o pilates tornou-se um exercício cada vez mais consolidado, conquistando adeptos em todo o mundo.

Venha praticar pilates na Pratique Fitness

Hoje você pode conhecer um pouco mais para que serve pilates e qual é a história por trás de seu surgimento. Com a prática constante do pilates é possível atingir mais equilíbrio mental e aumentar a qualidade de vida significativamente.

E se você se interessou por essa atividade física e deseja aprofundar-se na prática, a academia Pratique Fitness oferece as melhores condições. Com professores experientes e dispostos a ajudar você a atingir seu objetivo, a prática possui aulas em diversos horários e para alunos iniciantes a avançados.

Ambiente climatizado e equipamentos de última geração farão parte de sua aula. Entre em contato com a unidade da Pratique Fitness mais próxima e agende uma aula experimental agora mesmo.


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here