Quais exercícios essenciais para melhorar as dores nos joelhos?

No post de hoje vamos falar o que causa as dores nos joelhos e quais os exercícios essenciais para melhorar as dores nos joelhos, continue com a leitura.

Os idosos são as pessoas que mais sofrem e mais se queixam de dores nos joelhos, por terem idade mais avançada eles têm maior desgaste das articulações nessa região e é uma das maiores causas das dores em joelhos.

As dores nos joelhos, apesar de muitas pessoas apresentarem esse sintoma, pode ser um sinal de alerta, caso não tenha havido nenhum impacto que levou ao aparecimento dessas dores e nenhuma lesão visível, se as dores forem agudas é aconselhável você procurar por um médico.

Os exercícios essenciais para melhorar as dores nos joelhos

Mas antes de falar sobre os exercícios é muito importante entender o que causou essas dores, entre as principais causas podemos citar:

  • Machucados ou lesões na região (em casos de sobrecarga na realização de exercícios);
  • Sedentarismo;
  • Desgastes nas articulações;
  • Artrite e artrite reumatoide;
  • Osteoporose;
  • Osteoartrite;
  • Bursite;
  • Obesidade;
  • Tendinite patelar

5 Exercícios para melhorar as dores nos joelhos

Antes de falar quais os exercícios ideais, é importante ressaltar que já que você está com dores nessa região toda atividade física vai ser benéfica com exceção das que vão gerar impactos no joelho.

Exercícios com geração de impacto são contraindicados para pessoas que tem dores no joelho.

1. Caminhada leve

A caminhada deve ser leve e é um dos exercícios essenciais para melhorar as dores nos joelhos¸ ela promove o alívio das dores no joelho e quadril também ajudam a aumentar a mobilidade, principalmente quando o caso é em idosos.

2. Dança

A dança também entra na lista de exercícios essenciais para melhorar as dores nos joelhos. Com a dança você movimenta o seu corpo movimentando a maioria das articulações, ficando mais flexível com isso e aliviando as dores nos joelhos.

3. Natação

Natação é uma modalidade que não tem impacto, e promove a movimentação do corpo todo, ajuda a melhorar as funções cardiorrespiratórias e é indicada para quem tem artrite ou artrose.

4. Bicicleta

Andar de bicicleta é uma atividade que vai aumentar a mobilidade na região do quadril e joelho e também vai promover o alívio das dores no local, ela ajuda a melhorar o condicionamento cardiovascular, promovendo maior circulação sanguínea.

5. Hidroginástica

A hidroginástica tem benefícios semelhantes à modalidade de natação, por ser feita com exercícios dentro da água, que também vai promover a movimentação do corpo, principalmente a região dos joelhos, o lugar que tem apresentado dores.

A hidroginástica é um dos exercícios essenciais para melhorar as dores nos joelhos, e ela tem o diferencial da natação pela temperatura da água e pela forma de se fazer os exercícios, que fazem movimentar mais as pernas.

Essa modalidade tem algumas condições especiais que vão contribuir tanto para a prevenção como para o tratamento das dores nos joelhos. Devido as características físicas da água de: pressão hidrostática, tensão superficial e temperatura, é uma atividade que tem efeito terapêutico.

Também trás outros benefícios: fortalece os músculos, melhorar o arco de movimento e aumenta a flexibilidade.

Pessoas que tem dores nos joelhos também podem procurar por massagens profissionais como drenagem postural, também é uma forma de aliviar as dores.

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Agora que você conhece quais os exercícios essenciais para melhorar as dores nos joelhos, comece a praticá-los para aliviar as suas dores.


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