Quem Pode Fazer Pilates?

O pilates é uma atividade física que reúne diversos exercícios, técnicas e movimentos integrando corpo e mente. Apesar de ser muito popular hoje em dia, você sabe quem pode fazer pilates e quem não deve realizar essa atividade?

Saber mais sobre as indicações e restrições antes de começar um novo exercício é fundamental para prevenir desconfortos e lesões. Além disso, um profissional sempre deve ser consultado antes das práticas.

E para deixar tudo mais claro, a seguir você poderá conferir quem pode fazer praticar, quais são seus benefícios e as indicações para realizar a prática. Confira!

Quem pode fazer pilates?

Para começar, já respondendo a pergunta sobre quem pode fazer: todas as pessoas a partir dos 7 anos de idade. O pilates é uma atividade muito segura, adaptável e que se realoca a partir da intensidade de cada aluno.

Os exercícios e aparelhos para a prática do pilates podem ter mais ou menos resistência, serem mais pesados ou mais leves e tudo isso irá depender da aptidão física, possíveis restrições de movimentos ou necessidades dos alunos.

Por ser tão dinâmico e adaptável a diversos níveis, ele pode ser praticado independentemente da idade.

Quais são os benefícios de praticar pilates?

Os exercícios integram a realização dos movimentos com a percepção mental da consciência corporal, trabalhando o indivíduo em sua integridade. Os benefícios decorrentes dessa prática também podem ser sentidos tanto nas mudanças físicas quanto na melhora da saúde mental. Confira alguns deles:

  • Melhora a respiração
  • Auxilia na correção de desvios posturais
  • Melhora a qualidade do sono
  • Reduz o estresse
  • Promove o bem-estar
  • Aumenta a disposição no dia a dia
  • Fortalece a musculatura
  • Preserva as articulações
  • Aumenta a flexibilidade
  • Aumenta a consciência corporal

São diversos os benefícios para quem pode fazer pilates e está dedicado a essa prática. As aulas de pilates possuem duas modalidades: solo ou com os equipamentos apropriados. Ambas trazem esses benefícios.

As aulas ainda podem ser realizadas individualmente ou em pequenos grupos. Os exercícios são selecionados de acordo com as necessidades e objetivos dos alunos. Cada pessoa possui uma mobilidade diferente e por esse motivo ele se adapta às diferentes realidades.

Quem nunca praticou exercícios não precisa se preocupar, já que os iniciantes também possuem exercícios especiais para o período de adaptação.

Pilates é indicado em quais situações?

Pilates é indicado para quem deseja experimentar e viver os benefícios da prática, ter mais condicionamento físico e percepção dos movimentos do corpo. Além disso, também é muito indicado em casos de necessidade de reabilitação por lesões, por exemplo.

São cerca de 500 exercícios relacionados com a prática de pilates e a amplitude de intensidade e adaptação faz com que ele seja indicado sem restrições.

Venha fazer aulas de pilates na Pratique Fitness

Hoje você pode conferir quem pode fazer pilates, quais são seus benefícios e outras informações sobre essa atividade física tão completa. Com o pilates é possível atingir melhor qualidade de vida e se reconectar com a consciência corporal.

Se você se identificou com o pilates e gostaria de iniciar essa prática, entre em contato com a academia Pratique Fitness. As aulas na Pratique Fitness são ministradas por professores experientes e capacitados, adaptando os exercícios de acordo com a necessidade dos alunos.

Começar uma nova atividade física é fundamental para manter o bem estar e a qualidade de vida, e o pilates é um exercício que certamente irá trazer resultados positivos tanto para o corpo quanto para a mente.


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here