Tipos de ginastica aeróbica

Existem diversos tipos de ginástica aeróbica, nesse post vamos dar exemplo de algumas modalidades para você escolher para praticar.

Mas antes de falar sobre os tipos, você sabe o que é ginástica aeróbica?

Ginástica aeróbica é uma combinação da ginástica clássica com movimentos de dança, por isso as atividades são acompanhadas por músicas contagiantes.

A modalidade é bem dinâmica com movimentos rítmicos que envolvem pular, correr, girar, abaixar e levantar. Os movimentos contínuos que são caracterizados por desenvolver agilidade, força, massa muscular e também promover a queima de gorduras.

O termo aeróbico indica que os exercícios fazem o corpo utilizar o oxigênio como fonte principal para produzir energia para os músculos.

Quais são os principais tipos de ginástica aeróbica?

Existem diversos tipos de ginástica aeróbica, podemos separar em: ginásticas de competição e ginástica sem competição.

As ginásticas aeróbicas de competição são aquelas que geralmente acompanhamos com as olimpíadas, os tipos são:

  • Ginástica aeróbica esportiva

Uma modalidade que vemos muito nas olimpíadas, basicamente são exercícios que usam a força dinâmica, a força estática, saltos e movimentos que vão exigir flexibilidade e equilíbrio.

É uma modalidade onde se executa padrões de movimentos complexos com alta intensidade, com interpretação de uma música, com coreografias que demonstram flexibilidade, agilidade e equilíbrio, pode ser praticada por adultos e até por crianças.

  • Ginástica aeróbica

É uma modalidade onde os ginastas executam movimentos aeróbicos que consistem na interpretação de músicas com um ritmo acelerado, os movimentos são sincronizados com o ritmo da musica utilizada.

  • Ginástica de trampolim

Consiste em saltos acrobáticos em uma cama elástica com saltos e acrobacias no ar, a modalidade é dividida em 4 provas: trampolim individual, trampolim sincronizado, duplo mini trampolim e tumbiling.

E também tem as ginásticas aeróbicas tradicionais que são praticadas em academias, os tipos principais são:

  • Jump

Os exercícios são feitos em uma mini cama elástica, onde o aluno pula ao ritmo da música, uma aula de jump você consegue perder até 500 calorias.

  • Step

Nas aulas de step são utilizados objetos como degrau, os exercícios são feitos movimentando braços e pernas. A dificuldade das aulas é alternada com a intensidade dos exercícios e com a altura do degrau e, uma aula o aluno pode queimar de 400 a 500 calorias.

  • Zumba

A zumba é uma dança aeróbica desenvolvida através de coreografias e passos de dança com os ritmos de música latinos. É uma modalidade ajuda a perder muitas calorias, o aluno pode queimar de 500 a 1000 calorias.

Quais os benefícios da ginástica aeróbica?

As ginásticas aeróbicas trabalham amplamente o sistema motor e é benéfica para a saúde e bem estar geral. Independente dos tipos de ginástica aeróbica, a pratica regular trás os seguintes benefícios:

  • Fortalecimento e tonificação muscular;
  • Estimula a queima de calorias, ajudando a perder peso;
  • Aumenta a amplitude dos movimentos;
  • Melhora a postura;
  • Previne de lesões musculares;
  • Promove maior consciência corporal;
  • Aumenta o equilíbrio, a flexibilidade e a elasticidade;
  • Melhora o desempenho cardiovascular, estimulando a circulação do sangue e controla a pressão arterial;
  • Promove maior oxigenação dos músculos;
  • Aumenta a sensação de prazer e bem estar;

Os cuidados ao praticar ginástica aeróbica

Para ter melhor desempenho durante a realização das atividades e evitar lesões é indicado sempre fazer um aquecimento antes dos exercícios e um alongamento depois dos exercícios.

Se você é iniciante na pratica procure aumentar a intensidade dos exercícios gradativamente para o corpo ir “se acostumando”.

Escolha um bom lugar para praticar, o ideal é encontrar academias com boas estruturas e bons professores para auxiliar no desenvolvimento dos exercícios.

A Pratique Fitness a melhor e maior academia de Belo Horizonte e região, lá você vai encontrar profissionais habilitados a orientar sobre como fazer os tipos de ginástica aeróbica e muitas outras modalidades para você melhorar e manter o condicionamento físico.


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