Tipos de ginastica para praticar na academia

Existem diversos tipos de ginastica para praticar na academia, nesse post vamos dar exemplo de algumas modalidade para você escolher e praticar, o importante é não ficar parado. Praticar exercícios físicos é fundamental para ter qualidade de vida e bem estar.

Mas antes de falar sobre os tipos, você sabe o que é ginástica?

As ginásticas podem ser competitivas, aquelas que vemos nas competições das olimpíadas e não competitivas, que são as que fazemos em casa ou nas academias. Elas são caracterizadas pela repetição de alguns movimentos que trabalham diferentes grupos musculares.

Em geral o objetivo de quem pratica é emagrecimento, tonificação dos músculos e melhorar o condicionamento físico.

Quais os tipos de ginástica para praticar na academia?

Existem diversos tipos de ginastica para praticar na academia com características e objetivos diferentes que vão beneficiar o corpo de maneira geral e até mesmo aliviar o estresse da rotina diária. Mas as mais encontradas nas academias são:

1. Aero jazz

Os exercícios são feitos com movimentos de dança e coreografias de jazz é uma modalidade que conduz o participante a ter melhor expressão e domínio corporal, é um tipo de ginástica capaz de queimais cerca de 400 calorias por aula.

2. Aero fight

É um tipo de ginástica que mistura uma sequência de exercícios com movimentos de artes marciais com um trabalho aeróbico em forma de circuito. São sequências coreografadas de murros e chutes, promovendo a movimentação dos membros superiores e posteriores, uma aula pode queimar de 600 a 850 calorias.

3. Zumba

São atividades aeróbicas desenvolvidas através de passos e coreografias de dança com os ritmos latinos. É uma modalidade que estimula a queima de grande quantidade de calorias, o aluno pode queimar de 500 a 1000 calorias.

4. Step

As aulas de step são caracterizadas pelo uso de objetos como degrau, fazendo exercícios que movimentam braços e pernas. A dificuldade das aulas são alternadas com os tamanhos do degrau e a intensidade dos exercícios, uma aula o aluno pode queimar de 400 a 500 calorias.

5. Jump

Como o próprio nome diz são aulas caracterizadas por “pulos” em uma mini cama elástica, uma aula de jump você consegue perder até 500 calorias.

Quais os benefícios da ginástica?

As ginásticas são consideradas modalidades bem completas por trabalhar amplamente o sistema motor e é extremamente benéfica para a saúde e bem estar geral.

Independente das modalidades ou tipos de ginastica para praticar na academia, se você praticar regularmente vai alcançar os seguintes benefícios:

  • Provoca a queima de calorias e ajuda a emagrecer;
  • Fortalecimento e tonificação muscular, principalmente abdômen, coxas e panturrilhas;
  • Aumento da amplitude dos movimentos;
  • Prevenção de lesões musculares;
  • Maior consciência corporal, aumento do equilíbrio, da flexibilidade e da elasticidade;
  • Aumento do desempenho cardiovascular, melhorando a circulação do sangue e o ritmo cardio, controlando a pressão arterial;
  • Trabalha a respiração fortalecendo os pulmões, ocorre maior oxigenação nos músculos;
  • Melhora a postura do corpo;
  • Fazer aulas de ginástica vão ajudar a se socializar com outras pessoas, podendo até fazer amizades;
  • As atividades estimulam a produção de hormônios ligados a sensação de prazer e bem estar, também conhecidos como hormônios da felicidade;
  • Melhora a disposição durante o dia;

Os cuidados ao praticar ginástica

Ao praticar ginástica você deve procurar por uma academia com estrutura adequada e professores capacitados para orientar na hora de fazer os exercícios, exercícios mal feitos podem machucar e até lesionar os músculos.

Procure sempre fazer um aquecimento e alongamento para preparar o corpo para iniciar as atividades.

A Pratique Fitness a melhor e maior academia de Belo Horizonte e região, lá você vai encontrar profissionais habilitados a orientar sobre como fazer os tipos de ginastica para praticar na academia e muitas outras modalidades para você melhorar e manter o condicionamento físico.


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here