treinar no dia seguinte

O sono e os exercícios físicos possuem relação direta um com o outro. Portanto, se você não dormiu direito isso acaba prejudicando você treinar no dia seguinte. 

Os exercícios físicos feitos regularmente melhoram a qualidade do sono e, por outro lado, acaba sendo bem difícil sair da cama com energia e foco para treinar após ter tido uma noite mal-dormida. 

Segundo a pesquisa realizada pela Faculdade Americana de Medicina do Esporte, atletas que treinaram após terem uma noite mal-dormida tiveram o pior desempenho nas suas respectivas modalidades.  Então, pode sim, afetar toda a performance. 

Treinar no dia seguinte ou não?

A qualidade do sono afeta de forma considerável o treinar no dia seguinte. Ainda segundo os pesquisadores da Faculdade Americana de Medicina do Esporte, a privação do sono leva a mente fazer o corpo desistir, mesmo que fisicamente esteja bem para continuar. 

É muito fácil de entender essa lógica de treino e corpo: o nosso corpo precisa da energia que está armazenada nos músculos de modo glicogênio para realizar os treinos. Se essa reserva de glicogênio está muito baixa, o nosso corpo sente fadiga muscular.

Desse modo, quando são realizados os treinos sem se ter uma boa noite de sono, os músculos se cansam rapidamente.

Exercícios físicos e o sono 

Outro estudo realizado pelos mesmos pesquisadores sobre a importância do sono para o exercício físico aponta que a insônia também prejudica todo o desempenho do atleta. Por isso, ao competir em outro fuso horário, o corpo sente os efeitos do “jet lag”. 

Isso só acontece porque o ciclo circadiano funciona no tempo de 24 horas no relógio biológico interno para manter todo o processo biológico com o metabolismo, vigília e sono perturbados pela mudança de fuso horário. 

Já um outro fator que atrapalha a noite de sono para realizar o treino no dia seguinte é dormir em hotel ou estar muito estressado antes da competição. Pois isso prejudica toda a qualidade de sono e também a performance atlética. 

dormir

É possível fazer exercícios físicos após uma noite de sono ruim?

Para treinar no dia seguinte é muito importante ter dormido bem, mas como sabemos, nem sempre isso é possível. 

Dessa forma, para manter a qualidade do treino após ter tido uma noite ruim, pipocando na cama com insônia ou pensando nos deveres e compromissos do dia seguinte, vale algumas dicas. 

É de extrema importância ter uma alimentação correta. Um café da manhã completo e nutritivo renova toda a energia do corpo, mesmo quando estamos cansados. 

Além disso, depois de uma noite péssima, dê preferência para os exercícios aeróbicos ou até mesmo a musculação mais leve, deixando de lado os treinos pesados e ambiciosos. 

Outra dica valiosa é realizar os treinos curtos, que não exigem tanto do corpo. Isso vai te auxiliar a manter o ritmo de treinos, mas sem desafiar o corpo.

Gostou das dicas?

Então não deixe de acompanhar nossos conteúdos e fazer parte do nosso programa Pratique em Casa.

Estamos te esperando!


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here