O sono e os exercícios físicos possuem relação direta um com o outro. Portanto, se você não dormiu direito isso acaba prejudicando você treinar no dia seguinte.
Os exercícios físicos feitos regularmente melhoram a qualidade do sono e, por outro lado, acaba sendo bem difícil sair da cama com energia e foco para treinar após ter tido uma noite mal-dormida.
Segundo a pesquisa realizada pela Faculdade Americana de Medicina do Esporte, atletas que treinaram após terem uma noite mal-dormida tiveram o pior desempenho nas suas respectivas modalidades. Então, pode sim, afetar toda a performance.
Treinar no dia seguinte ou não?
A qualidade do sono afeta de forma considerável o treinar no dia seguinte. Ainda segundo os pesquisadores da Faculdade Americana de Medicina do Esporte, a privação do sono leva a mente fazer o corpo desistir, mesmo que fisicamente esteja bem para continuar.
É muito fácil de entender essa lógica de treino e corpo: o nosso corpo precisa da energia que está armazenada nos músculos de modo glicogênio para realizar os treinos. Se essa reserva de glicogênio está muito baixa, o nosso corpo sente fadiga muscular.
Desse modo, quando são realizados os treinos sem se ter uma boa noite de sono, os músculos se cansam rapidamente.
Exercícios físicos e o sono
Outro estudo realizado pelos mesmos pesquisadores sobre a importância do sono para o exercício físico aponta que a insônia também prejudica todo o desempenho do atleta. Por isso, ao competir em outro fuso horário, o corpo sente os efeitos do “jet lag”.
Isso só acontece porque o ciclo circadiano funciona no tempo de 24 horas no relógio biológico interno para manter todo o processo biológico com o metabolismo, vigília e sono perturbados pela mudança de fuso horário.
Já um outro fator que atrapalha a noite de sono para realizar o treino no dia seguinte é dormir em hotel ou estar muito estressado antes da competição. Pois isso prejudica toda a qualidade de sono e também a performance atlética.
É possível fazer exercícios físicos após uma noite de sono ruim?
Para treinar no dia seguinte é muito importante ter dormido bem, mas como sabemos, nem sempre isso é possível.
Dessa forma, para manter a qualidade do treino após ter tido uma noite ruim, pipocando na cama com insônia ou pensando nos deveres e compromissos do dia seguinte, vale algumas dicas.
É de extrema importância ter uma alimentação correta. Um café da manhã completo e nutritivo renova toda a energia do corpo, mesmo quando estamos cansados.
Além disso, depois de uma noite péssima, dê preferência para os exercícios aeróbicos ou até mesmo a musculação mais leve, deixando de lado os treinos pesados e ambiciosos.
Outra dica valiosa é realizar os treinos curtos, que não exigem tanto do corpo. Isso vai te auxiliar a manter o ritmo de treinos, mas sem desafiar o corpo.
Gostou das dicas?
Então não deixe de acompanhar nossos conteúdos e fazer parte do nosso programa Pratique em Casa.
Estamos te esperando!