Pratique em Casa

Como acelerar o metabolismo?

O metabolismo consiste em um conjunto de ações realizadas dentro do organismo utilizando a energia fornecida pelos alimentos (principalmente os carboidratos), para que o mesmo consiga se manter vivo e saudável. Nesse contexto, uma das melhores formas para emagrecer consiste em acelerar o metabolismo.

Pois através desse processo, além do consumo dos alimentos ingeridos diariamente, o organismo irá requerer outras fontes para se manter em funcionamento. E a principal delas é a gordura.

E existem vários meios de se acelerar o metabolismo, e você verá todos eles a partir de agora!

A alimentação para acelerar o metabolismo

Um dos principais meios para se acelerar o metabolismo é através da alimentação. E nesse contexto, existem diversos alimentos que ajudam nesse processo. Vejamos uma pequena lista:

Pimenta e gengibre

Que são dois alimentos que contém substâncias que produzem calor no corpo.  E ao produzir calor, o corpo deverá trabalhar para resfriar o organismo, e desse modo, ele vai precisar então acelerar o metabolismo.

Chá verde

O chá verde é uma bebida que contém muita cafeína, sendo que a substância é um estimulante e que desse modo, faz com que o organismo trabalhe mais. O que, consequentemente faz com que o metabolismo fique acelerado.

Canela

Ótima para substituir o açúcar, a canela também é um ótimo alimento para quem deseja dar um “up” no seu metabolismo. Isso porque ela possui ação termogênica, ou seja, produz calor no organismo, fazendo com que ele trabalhe mais, além de ser um poderoso anti-inflamatório.

Existem diversos alimentos que ajudam a fazer com que o metabolismo trabalhe mais. E basta você realizar uma pequena pesquisa para conhecer uma grande variedade deles.

Exercícios para acelerar o metabolismo

Além dos alimentos, outra forma de manter seu metabolismo sempre acelerado é através de exercícios específicos. Vamos conhecer dois deles:

Musculação

A musculação ajuda a acelerar o metabolismo pois atua da seguinte forma: o exercício faz com que a fibra muscular fique “machucada”, a grosso modo de dizer.

acelerar o metabolismoEntão o organismo entra em processo de recuperação, que também é o processo onde essa fibra cresce e se fortalece faz com que o metabolismo trabalhe mais.

Assim, o ideal é praticar o exercício 3 vezes por semana de maneira intercalada, a fim de que o organismo tenha um tempo para se recuperar.

HIIT

Conhecido como treino de alta intensidade, o HIIT, quando bem aplicado, tem o poder fazer com que o metabolismo se mantenha acelerado por até 48 horas após a sua execução.

Isso acontece devido ao fato que durante a execução do exercício, o organismo consome mais oxigênio. Dessa forma, mesmo depois do treino, o metabolismo continua trabalhando de maneira acelerada para que possa manter o organismo trabalhando normalmente.

Dieta para acelerar o metabolismo

E para finalizar, vamos falar sobre a dieta. Pois, por mais que você utilize todos os recursos existentes para acelerar o metabolismo, se você continuar com o mesmo tipo de alimentação, isso não será suficiente para o seu emagrecimento.

Portanto, o ideal é manter uma dieta rica em proteínas, verduras, legumes e frutas, que, além de fornecer energia ao corpo, também são uma rica fonte de nutrientes.

 

 

 

X