Pratique em Casa

COMO FAZER ALONGAMENTO EM CASA SEM APARELHO

 

Quer saber como alongamento em casa sem aparelho? Aprenda agora! Entre os exercícios mais menosprezados pelos praticantes de atividades físicas se encontra o alongamento. E se você está pensando em sair do sedentarismo e começar a se movimentar mais, provavelmente não coloca o alongamento entre seus primeiros objetivos.

Todavia, são vários os benefícios trazidos por essa modalidade. Ajuda a combater dores na coluna ou lombares, melhora a postura e a flexibilidade, contribui para aumentar a amplitude dos movimentos e para a saúde geral do corpo. É possível fazer alongamento em casa sem aparelho e obter excelentes resultados.

Acima de tudo, é essencial que cuide da regularidade e da correção do movimento. Ainda, dê atenção aos vários grupos musculares e partes do corpo e trabalhe mais focado na execução do que em qualquer outra coisa.

Isso porque fazer alongamento em casa sem aparelho não define que certos membros serão menos ou mais alongados. O que definirá o resultado é mais o modo como os membros são alongados. Veja abaixo alguns exemplos de exercícios e os cuidados que se deve tomar ao efetua-los.

 

FAZER ALONGAMENTO EM CASA SEM APARELHO – EXERCÍCIOS E ORIENTAÇÕES

alongamento em casa sem aparelho Nós vamos citar aqui um grupo de exercícios – que alongam e fortalecem diferentes áreas do corpo – apenas para que seja possível explanar a premissa.

Você fará os exercícios que melhor resultados te mostrarem e que mais te agradarem. O importante é compreender os conceitos gerais que valem para os mais diferentes movimentos conhecidos.

Perceba que a execução errada não apenas deixa de trazer os resultados esperados, como também trazem os riscos de lesão. Então, atentemos aos exercícios.

  • Alongamento da lombar, dos quadríceps e joelhos;

Em primeiro lugar deite-se em um colchonete com as pernas totalmente esticadas e relaxadas. Primeiro coloque as duas mãos na parte de trás das coxas, firme bem as mãos e eleve rumo ao tórax. Puxe até sentir os músculos da lombares, os quadríceps e o joelho estarem totalmente alongados. Conte até 30 e solte. Repita por duas ou três vezes.

Não se esqueça da respiração. Inale profundamente o ar pelo nariz e o solte pela boca. É preciso garantir a perfeita oxigenação dos músculos.

  • Alongamento da panturrilha para alongamento em casa sem aparelho

Utilize uma cadeira para este exercício. Fique em pé atrás da cadeira, segurando no alto de seu encosto. Eleve o tronco até ficar na ponta dos pés e segure. Conte até 30 e retorne. Repita por duas ou três vezes.

A postura é fundamental. A coluna precisa sempre estar alinhada e estável, neutra durante a execução. Ao fazer qualquer alongamento, se lembre de manter os músculos abdominais contraídos, ajuda na postura e mantém o foco de ação na região desejada.

  • Alongamento das costas e coluna vertebral;

Esse exercício é conhecido geralmente por “super-homem”, pela similaridade da posição.

Deite-se em um colchonete. Leve os braços para frente e mantenha as pernas esticadas, alinhadas e alongadas. Olhe em direção a mão e eleve braços e pernas o quanto conseguir. Mantenha assim por 1 segundo. Retorne. Repita de 8 a 12 vezes.

Este exercício é excelente no combate às dores da coluna, isso porque ele permite alongar e fortalecer todos os músculos da parte de trás do corpo: do pescoço ao glúteo.

  • Alongamento do tórax para alongamento em casa sem aparelho

Em pé, fique de frente a uma distância aproximada de 45 centímetros de uma parede. Coloque as mãos na parede separadas a uma largura aproximada a do ombro. Leve o tronco para frente como se fazendo uma flexão. Aproxime bem o queixo da parede. Mantenha a posição por 1 segundo. Retorne. Repita de 8 a 12 vezes.

É importante alongar e fortalecer os músculos do tórax, pois são responsáveis pelos movimentos de braços e ombros e a sustentação deles. Assim, este exercício contribui para ampliar o movimento dos membros superiores. Confere precisão e controle ao movimento.

Leia também: COMO MALHAR PERNA EM CASA

 

X