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COMO FAZER EXERCÍCIO ANAERÓBICO?

Os exercícios anaeróbicos são excelentes para fortalecimento e tônus muscular. Normalmente, atletas e bodybuilders os utilizam para alcançar seus objetivos: força e hipertrofia, respectivamente. Mas todos podem colher os benefícios de fazer exercício anaeróbico.

Em primeiro lugar entre os ganhos, podemos citar os mais comuns: ganho e conservação de massa muscular e aquisição de boa forma física geral. Além desses, há que se mencionar ainda o aumento da força óssea, o aumento do metabolismo (e consequente queima calórica) e o considerável ganho de qualidade de vida.

Seja para aumentar o rendimento em algum esporte, ou para definição corporal. Assim não importa o objetivo, é preciso saber como fazer exercício anaeróbico a fim de evitar lesões e aproveitar os melhores resultados da prática.

 

ENTENDA A DIFERENÇA

São dois os grupos de exercícios físicos. Os aeróbicos abrangem o conjunto de exercícios para a prática dos quais, o corpo utiliza o oxigênio para a produção da energia utilizada em sua execução.

Como exemplos, citamos a corrida, a caminhada, o ciclismo, uma partida de futebol.

Já para a execução dos anaeróbicos, devido sua intensidade e curto tempo de execução, o corpo não se serve de oxigênio para a produção de energia. O corpo vai utilizar a energia que tem acumulada em seus tecidos vivos para produzir a energia necessária ao movimento.

São exemplos desse segundo grupo a musculação, o pilates e a calistenia.

 

COMO FAZER EXERCÍCIO ANAERÓBICO?

 fazer exercício anaeróbico

A ALIMENTAÇÃO: PRÉ-TREINO E PÓS-TREINO

Só para situar a importância do tema para o praticamente de exercício anaeróbico: ela contribui para diminuir a sensação de fadiga e as dores musculares e acelera a recuperação muscular (essencial para a hipertrofia).

Em vez de oxigênio, o corpo se serve de ácido lático e da creatina fosfatada. Se houver deficiência dessas substâncias no organismo, o treino não será efetuado no ritmo e intensidade que poderia. Uma alimentação balanceada é a primeira lição de como fazer exercício anaeróbico.

No pré-treino e pós-treino dê prioridade aos carboidratos e proteínas tanto para fornecer energia, quanto para repô-la ao final. Consuma-a em maior quantidade no pré-treino. Não se esqueça da hidratação correta e estará com a parte de ingestão acertada.

 

 Fazer exercício anaeróbico: CUIDADOS PARA EVITAR LESÕES

Acima de tudo alguns cuidados precisam ser tomados até mesmo para evitar as lesões e maximizar os resultados. A primeira observação a ser feita é a importância do período de descanso. Tanto durante o treino – descanso entre uma série e outra – quanto no pós-treino, o descanso auxilio na recomposição da fibra muscular.

Isso significa entender o limite do corpo para controlar a produção do ácido lático. Também, para evitar a fadiga precoce e o riscos de lesão ao músculo que não tem tempo para se recuperar. Outro cuidado importante diz respeito à correção do movimento durante o exercício.

Assim neste momento dois fatores se mostram essenciais: ter um modelo a seguir (seja um profissional ou a observação de um atleta realizando o movimento) e ter consciência corporal (percebendo mentalmente o percurso e velocidade do movimento).

Como os exercícios possuem alta carga exigem do corpo um grau elevado de esforço. A tendência a mudar a postura para ter suportes errados está presente. Por isso, no início não importa tanto a carga ou a quantidade de repetições, mas ensinar o corpo a executar o exercício corretamente.

Assim se o movimento estiver errado, além do risco de lesão, o indivíduo poderá não obter os resultados esperados. Portanto seu tempo de treino será inútil, por isso, saber como fazer exercício anaeróbico é um passo importante para todo iniciante. E que não deve ser esquecido pelos atletas mais experientes.

 

 

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