Pratique em Casa

Hidroginástica e seus benefícios para os idosos

“Muitos idosos estão procurando saber mais sobre a hidroginástica e seus benefícios, sendo um dos exercícios mais indicados para quem quer obter saúde na terceira idade.

Por aliar a diversão de estar na piscina junto com os benefícios do exercício físico, a hidroginástica e seus benefícios proporcionam uma experiência incrível para seus praticantes.

Portanto, esse artigo tem como objetivo informar sobre a prática da hidroginástica e seus benefícios para os idosos.

Conhecendo a hidroginástica e seus benefícios

A hidroginástica é um tipo de atividade física que envolve atividades aeróbicas realizadas dentro da água.

Sua origem vem desde a Grécia antiga, sendo muito praticada por Heródoto (466 a.C), famoso médico grego que escreveu sobre a relação da água com a melhora da saúde humana.

Ao longo dos anos, a hidroginástica passou a ser usada como forma de terapia, sendo muito utilizada para tratar lesões e traumas psicológicos.

Chegou ao Brasil em meados da década de 70, sendo muito praticada por quem se machucava nos esportes, até que em 1980 foi vista finalmente como atividade física.

 

A hidroginástica na terceira idade

A hidroginástica é uma das atividades mais praticadas por pessoas idosas, e um dos motivos é sua enorme facilidade, já que nesse período da vida as limitações físicas são diversas e a água proporciona uma segurança maior.

A maior parte dos praticantes da terceira idade possuem maior fragilidade nos ossos e massa muscular reduzida. Sendo assim, as sessões de hidroginástica contribuem para o fortalecimento da musculatura, além de proporcionar uma experiência prazerosa e que ajuda na socialização com os demais alunos.

As atividades são voltadas para o desenvolvimento de flexibilidade, força, relaxamento, coordenação motora e condicionamento cardiorrespiratório.

Veja a seguir alguns dos principais benefícios para os idosos com a prática da hidroginástica:

  • Melhora no condicionamento cardiovascular

A prática dos exercícios na piscina faz com que o coração trabalhe de maneira acelerada para que o oxigênio seja enviado para todas as áreas do corpo, fortalecendo o funcionamento do coração e artérias.

  • Aumento de circulação sanguínea

O estímulo dos batimentos cardíacos faz o sangue fluir com mais intensidade, liberando os vasos sanguíneos e melhorando a fluidez do sistema circulatório. A água também é ótima para a prevenção de varizes.

  • Melhora do sistema respiratório

Com a aceleração do batimento cardíaco e a intensidade da fluidez do sangue, a respiração tende a melhorar, pois as células irão exigir mais oxigenação, estimulando o sistema respiratório e o fortalecimento dos pulmões.

  • Musculatura fortalecida

A pressão da água sobre o corpo força o indivíduo a vencer uma resistência maior, trazendo o fortalecimento da musculatura e garantindo mais resistência para o idoso.

  • Melhora na flexibilidade

O movimento constante contribui para o aumento da flexibilidade entre os alunos de terceira idade. Com as articulações sendo constantemente trabalhadas, as dores também vão sumindo.

  • Equilíbrio e coordenação motora

Muitos idosos sofrem com a perda do equilíbrio e coordenação. A hidroginástica previne esse tipo de problema, melhorando consideravelmente o controle do idoso em relação ao seu corpo.

  • Densidade óssea saudável

A densidade óssea tende a sofrer muito na terceira idade, sendo bastante comum o surgimento de fraturas e lesões. A hidroginástica mantém a densidade óssea saudável, além de prevenir a aparição da osteoporose.

 

Qualidade de vida na terceira idade

Como foi visto acima, a hidroginástica é uma ótima opção para os idosos que buscam manter uma vida saudável.

É uma atividade extremamente eficaz no combate a diversas doenças, além de trazer uma maior autoestima e condicionamento físico para seus praticantes.

E você, gostou de conhecer mais sobre a hidroginástica e seus benefícios para os idosos? Não deixe de compartilhar esse conhecimento para que outras pessoas também saibam sobre o prazer de viver de forma prazerosa e saudável.”