Pratique em Casa

HIIT EM CASA EMAGRECE?

 

O HIIT (sigla em inglês para Treino Intervalado de Alta Intensidade) foi criado pelo treinador norte-americano Daphnie Yang em 2013. Sua premissa consiste em alternar treino de alta e de baixa intensidade para aprimorar o condicionamento físico. O que pretendemos questionar aqui é se o HIIT em casa emagrece.

Noutras palavras, essa modalidade de treinamento permite obter em casa bons resultados na perda de gordura? Tal questão se levanta uma vez que era inicialmente utilizada por atletas na aquisição e manutenção de força/condicionamento. Por isso, é preciso refletir se contribui para iniciantes em treinos caseiros.

Dessa forma, os não atletas ou quem ainda não o hábito de praticar atividades físicas de forma regular precisa ficar atento. Para tanto, vamos averiguar seu método de execução e efeitos no metabolismo e queima de gordura.

 

HIIT EM CASA EMAGRECE

 

O HIIT abrange uma série de exercícios funcionais (exercícios que trabalham simultaneamente múltiplos grupos musculares), portanto age grandemente como benéfico para o condicionamento físico. Desse modo, acelera o metabolismo e, consequentemente, a queima de gordura.

Dessa forma, a resposta é sim, o HIIT em casa emagrece. E o faz não apenas durante o treino. Estudos apontam que ele consegue manter o ritmo metabólico acelerado de 24 a 48 horas após o fim do treino. Ou seja, você continua queimando gordura até nos dias de descanso – quando não há treino.

É claro que se trata de estudos preliminares, uma vez que a técnica é recente e os efeitos a longo prazo ainda não puderam ser verificados. De qualquer modo, é inegável que os praticantes de HIIT alcançam grande melhora no condicionamento físico e reduzem significativamente medidas.

E esses não são os únicos benefícios. Há indicações claras de que o HIIT melhora o sistema cardiovascular e respiratório, aumenta a imunidade, a flexibilidade e a força dos membros e do tronco. Além de contribuir para melhora geral da saúde mental e do corpo, ao produzir substâncias benéficas e reduzir riscos de doenças.

 

EXERCÍCIOS ENGLOBADOS NO HIIT

Como mencionamos a técnica consiste em mesclar atividades de alta intensidade e descanso ativo, com atividades de baixa intensidade. A duração total costuma abarcar entre 5 e 15 minutos. Uma das vantagens do HIIT em casa é esta: não é necessário muito tempo, muito espaço ou uso de aparelhos.

HIIT em casa emagreceEntre os exercícios de alta intensidade, podemos citar o burpee, pular corda, agachamento com salto, montanhista, flexões em diferentes variações, abdominal remador e avanço. Deve-se executar esses exercícios com o máximo de velocidade possível durante um período curto de tempo: de 30 segundos a 1 minuto.

Em seguida são executados exercícios de baixa intensidade, é o chamado descanso ativo. O corpo consegue se recuperar do esforço intenso, mas não chega ao descanso total. Então, se pode efetuar: os diversos alongamentos em pé ou deitado, caminhada no mesmo lugar, sentar e levantar de uma cadeira ou banco, entre outros.

 

CUIDADOS AO FAZER O HIIT EM CASA

Ao ler as vantagens e resultados trazidos pelo HIIT ficamos realmente empolgados. Especialmente quando é possível encontrar exemplos que demonstram que realmente a prática de HIIT em casa emagrece.

Todavia, é preciso fazer algumas ressalvas. Há treinadores que recomendam a prática do HIIT apenas para pessoas mais experientes, com pelo menos nível intermediário. Isso porque o HIIT exige bastante fôlego e energia. Os exercícios de explosão demandam grande consciência corporal para evitar lesões.

Especialmente para os detentores de doenças pré-existentes, o sinal amarelo deve ser acionado. Converse com seu médico antes de iniciar o HIIT. Faça os exames necessários e comece devagar, acelerando o ritmo e aumentando a carga conforme evolui.

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