Pratique em Casa

Imunidade como fortalecer com exercícios

Sabe qual é a função do sistema imunológico? Garantir que não soframos com infecções.  Formado por células, moléculas, órgãos e tecidos, o sistema imunológico pode ter auxilio dos exercícios nessa função. Assim sendo, você pode fortalecer a imunidade com exercícios.

É de extrema importância estar com o corpo imune, afinal as infecções e doenças, afeta significativamente a saúde do nosso corpo.

fortalecer a imunidade com exercíciosDe acordo com a Dra. Érica Azevedo (Alergista e Imunologista), em dose moderada, a atividade física é essencial para a saúde do sistema imunológico. Desse modo, é fundamental fortalecer a imunidade com exercícios.

 

Como fortalecer a imunidade com exercícios?

A Dra. Érica Azevedo enfatizou que para fortalecer a imunidade com exercícios é preciso realizar atividades prazerosas, ou seja, que traga bem-estar físico e mental.

Assim sendo, não existe um tipo de exercício específico. Você pode conseguir imunidade com a prática das atividades caminhando ou praticando qualquer tipo de esporte.

Estudo que comprova a ação de fortalecer a imunidade com exercícios

Em tese de doutorado defendida e aprovada na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), a Médica e profissional de Educação Física Tatiana Ramos Fonseca apresentou:

Os efeitos do treinamento aeróbico (em humanos) por seis semanas em parâmetros imunológicos. O estudo foi realizado com 21 homens (dividido em dois grupos).

Os indivíduos foram submetidos a praticar o treinamento aeróbico três vezes por semana, por seis semanas. Em conclusão, o treinamento foi eficaz. O exercício físico agudo estimulou a produção de mediadores pró e anti-inflamatórios.

Importância da prática de exercícios para a saúde

Não apenas para a saúde física, mas a prática de exercícios é importante também para a saúde mental. Os exercícios diminuem os níveis de ansiedade e estresse, desse modo, fortalece o organismo.

saúdeÉ preciso fortalecer a imunidade com exercícios, além disso, segundo a Dra. Érica Azevedo é importante alinhar a prática das atividades com uma boa alimentação. Logo, é possível ter um sistema imunológico mais forte.

A Naiandra Dittrich Dra. Educação Física alerta sobre a importância de entender os riscos de um treino mais intenso. Assim sendo, é preciso saber se preparar antes de intensificar o treino, para ter uma vida mais saudável.

A prática moderada de exercícios reduz o risco de infecções. Isso ocorre porque se praticado de forma regular, há um estímulo para o aumento no número de células de defesa.

As células de defesa são responsáveis por destruir os agentes invasores, com isso, a imunidade fica ainda mais forte. Assim, conseguimos nos proteger de doenças com mais facilidade.

Ao praticar exercícios, seu músculo libera miocinas (substância anti-inflamatória). Vale ressaltar que algumas inflamações podem ser prejudiciais como, por exemplo, a formação de placas de gordura nas artérias.

Por consequência dessa inflamação, você fica mais propenso a sofrer um infarto ou até mesmo uma doença cardiovascular. Logo, é notória a importância da prática de exercícios para a saúde física e para a saúde mental.

Você pode fortalecer a imunidade com exercícios e também alinhar com outras práticas como, por exemplo, uma boa alimentação e também boas noites de sono.

X