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O que fazer para não perder massa muscular

Ganhar massa muscular é importante e está diretamente ligada ao emagrecimento, saúde, estética e envelhecimento. Para não perder massa muscular é preciso realizar algumas ações.

A prática de exercício físico é a principal forma para conseguir ganhar massa muscular, contudo, todo o esforço pode ser perdido rapidamente.

Para que isso não aconteça com você, separamos algumas dicas para não perder massa muscular. Confira!

Dicas para não perder massa muscular

De acordo com um artigo publicado pelo IESPE a massa muscular precisa de manutenção. Desse modo, você precisa conhecer os fatores associados a essa manutenção para não perder massa muscular. São eles:

Não perder massa muscular

  • Musculação

A musculação aumenta a atividade da proteína chamada folistatina, esta por sua vez impede a ação da miostatina, que regula o ganho de massa muscular.

Alinhada a maior liberação de IGF-1 (agente de crescimento natural do hormônio de crescimento GH), a musculação auxília a PI3K e a MAPKs. Essas proteínas aumentam as reações celulares, assim é feito o gerenciamento do quanto você perde e ganha de massa muscular.

  • Alimentação

A alimentação é outro fator importante para desenvolver as reações celulares. Mas, para que aconteçam as reações celulares e você ganhe massa muscular, é preciso consumir carboidratos, proteínas e gorduras.

Entretanto, segundo o artigo do IESPE, essa alimentação deve ser recomendada por um nutricionista.

Afinal, é fundamental a orientação de um profissional para obter um consumo energético ideal, logo você terá as calorias necessárias para ganhar massa muscular.

  • Estresse

Para não perder massa muscular você precisa controlar o estresse, algumas situações potencializam o estresse como, por exemplo:

  • Cansaço laboral;
  • Noites mal dormidas;
  • Problemas intestinais;
  • Problemas emocionais e outras situações.

Quando o indivíduo se encontra estressado aumenta as taxas de degradação da massa muscular. Assim sendo, o controle reduz as taxas e também aumenta o desenvolvimento da manutenção da massa muscular.

Os artigos do IESPE são escritos pelos próprios professores e coordenadores da faculdade. O instituto se destaca por sua experiência na promoção de pós-graduação nas áreas de Medicina, Educação Física, Nutrição, Enfermagem e Fisioterapia.

exercíciosImportância para a saúde

Para entender a importância da massa muscular é preciso avaliar os seus benefícios, são eles:

  • Fortalece os ossos;
  • Previne e até mesmo evita a resistência à insulina;
  • Auxilia no combate de algumas doenças;

De acordo com a Dra. Bruna Marisa, endocrinologista, especialista em emagrecimento e membro do SBEM, a massa muscular é essencial para ter um melhor envelhecimento.

Então, para ter uma velhice tranquila é essencial manter a massa muscular.

Se você deseja ganhar e não perder a massa muscular deve seguir as seguintes orientações:

  • Realizar treinamentos de 3 a 5 vezes por semana;
  • A cada 4 semanas acrescentar e aumentar a intensidade do treinamento;
  • Não parar quando sentir dor, pois é quando o exercício começa a fazer efeito;
  • Ser constante nas atividades mesmo após ganhar massa muscular;
  • Não ultrapassar mais do que 65% da carga máxima que você aguenta em apenas uma única repetição.

Para ganhar massa muscular é preciso esforço, porém em apenas 15 dias sem treino, você já perde massa muscular.

Não realize nenhum tipo de exercício sem a orientação de um profissional. Siga nossas dicas para não perder massa muscular.

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